Paróquia de Laguna
Logotipo

Pastoral do Dízimo: Documento 106 da CNBB é estudado no Conselho Regional de Pastoral

(09/03/2018)

A tarde do primeiro dia da Reunião do Conselho Regional de Pastoral foi de reflexão sobre a Pastoral do Dízimo a partir do documento 106 da CNBB – ‘O dízimo na comunidade de fé: orientações e propostas’. Com a assessoria do coordenador de pastoral da Diocese de Caçador, padre João Cláudio Casara, os conselheiros presentes puderam partilhar as diversas experiências com o processo de trabalho com o dízimo em suas Dioceses.

No primeiro momento da tarde, cada Diocese do Regional Sul 4 da CNBB, apresentou a forma em que o dízimo é trabalhado em suas paróquias. Em seguida, padre Casara fez uma explanação sobre o documento 106 da CNBB, trazendo os fundamentos bíblicos, as dimensões e as finalidades do Dízimo.

A partir do documento 106, padre Casara também apresentou as orientações da Pastoral do Dízimo. Segundo o padre, a Pastoral deve ser entendida com uma pastoral de conjunto e deve ser implantada como uma habitualidade de colaboração e não apenas de sustentação da paróquia/comunidade. ‘A transparência e a sensibilidade evangelizadora são pontos essenciais dentro desse trabalho com o Dízimo’, declarou o padre.

Reunião Paralela

Para colaborar na reflexão, foram convidados a participar do Conselho Regional de Pastoral um representante da Pastoral do Dízimo de cada diocese do estado de Santa Catarina. Durante a noite de hoje (08) e a manhã de amanhã (09), estes representantes estarão reunidos em outro ambiente do Centro de Formação Católica de Lages (SC), para pensar ações em comum e buscar novas experiências no intuito de melhorar as atividades já realizadas na dimensão do Dízimo.

Será elaborada uma síntese deste trabalho que será apresentado ao final da Reunião do Conselho Regional de Pastoral. Confira as fotos dos melhores momentos do evento na página oficial da CNBB Regional Sul 4 no Facebook clicando aqui.

Texto e imagem: Divulgação/CNBB Regional Sul 4

MAIS NOTÍCIAS