Roteiro Celebrativo: Dia Internacional da Mulher

(08/03/2018)

Para fortalecer as lutas e celebrar as conquistas das mulheres de ontem e de hoje, a Cáritas Mulheres preparou um roteiro celebrativo que pode ser realizado nos grupos, organizações, comunidades ou paróquias neste dia 08 de março ou em uma data escolhida durante o mês.

O roteiro traz a inspiração bíblica do livro de Judite, segundo a qual escreveu a professora da universidade de Salamanca, Mercedes Navarro Puerto, em artigo publicado no jornal italiano L’osservatore Romano, “Judite é uma viúva sem filhos, como o eram Noemi, Rute, Abigail e Betsabé. Assim como elas, demonstra uma particular habilidade ao abrir um caminho para ela mesma e para o povo inteiro. O que a diferencia daquelas mulheres é a maternidade porque, enquanto Betsabé e Rute - e através dela, também Noemi - mais cedo ou mais tarde têm filhos biológicos, Judite, mais próxima da figura de Débora (cf. Juízes 5-7), é mãe do povo”.

A proposta celebrativa também traz o Fio da História, a memória que marca o Dia Internacional da Mulher, além de convidar para o momento Notícias sobre as mulheres hoje, um olhar contemporâneo sobre o cotidiano de violência e preconceitos que ainda ferem a vida de meninas e mulheres em nossos bairros, cidades e países.

Neste Dia Internacional da Mulher reúna seu grupo, seus vizinhos, colegas de trabalho. Faça parte da mudança e das lutas atuais das mulheres e dos homens que acreditam em uma sociedade mais equitativa, na qual todos e todas compartilhem os mesmos direitos e oportunidades.

Faça o download do roteiro celebrativo AQUI

Texto e imagem: Jucelene Rocha/Assessoria de Comunicação Cáritas Brasileira