Diocese de Tubarão realiza encontro de estudo da Campanha da Fraternidade de 2018

Padre Lino Brunel (09/02/2018)

Representantes de todas as paróquias da Diocese participaram, na última quinta-feira (08), na Casa de Encontros Dom Anselmo, de uma noite de estudo sobre a Campanha da Fraternidade de 2018, que tem como tema “Fraternidade e Superação da Violência”, e como lema “Em Cristo Somos Todos Irmãos” (Mt 28, 3).

Dom João Francisco, bispo diocesano, iniciou os trabalhos lembrando a importância de se viver a Campanha da Fraternidade no tempo quaresmal, enfatizando que entre Quaresma e CF não pode haver conflitos. “Quaresma é caminho até a páscoa, tempo de transformação e mudança, e, nesse sentido, a Campanha da Fraternidade, ao trazer para o foco uma realidade social, reforça ainda mais o apelo à conversão, promove a fraternidade e propõe ações concretas em favor do Reino”, declarou Dom João.

Pe Lino, coordenador diocesano de pastoral, apresentou uma síntese do Texto Base da CF 2018, destacando os pontos principais do documento e incentivando os participantes a aprofundarem a leitura e o entendimento do mesmo. Os convidados Prof. Maurício da Silva, Raquel Bittencourt (Amor Exigente) Irmão Daniel e Ramon (da Fraternidade O Caminho) e Ariosvaldo (do CEACA) fizeram uma breve explanação e partilharam testemunhos sobre suas experiências e convivências. Ao final, foram apresentadas propostas de ações e Dom João Francisco voltou a motivar a todos para divulgar e trabalhar bem esta Campanha da Fraternidade em suas paróquias.

Simbolizando que os atos de violência são luzes que se apagam e escurecem o caminho, cada paróquia foi convidada a acender uma vela, como compromisso de ajudar suas comunidades e famílias na superação de todas as formas de violência.