Logotipo

NOTÍCIAS

Principal | Notícias | Diocese | CNBB

Conselho Regional de Pastoral do Regional Sul 4 da CNBB se reúne em Joaçaba (SC)

(17/11/2017)

A diocese de Joaçaba (SC) acolheu nos dias 16 e 17 de novembro a segunda reunião do Conselho Regional de Pastoral do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento aconteceu no Centro de Formação João Paulo II e contou com a presença dos bispos das dioceses que compõe o regional, coordenadores de pastorais, ecônomos e lideranças das pastorais em todo o território do estado de Santa Catarina.

A Reunião teve início com uma acolhida feita pelo bispo da diocese de Joaçaba, dom frei Mário Marquez, que recebeu o evento. Em seguida, o bispo de Tubarão e presidente do Regional Sul 4, dom João Francisco Salm, fez a fala de abertura das atividades ressaltando a importância das temáticas que foram trabalhadas durante a reunião do conselho. Dom João também lembrou o discurso do papa Francisco aos bispos durante a Jornada Mundial da Juventude 2013 no Rio de Janeiro, onde relatou a importância da Conferência dos Bispos e seus rostos regionais.

Após a celebração de abertura preparada pela diocese de Chapecó, o secretário executivo, padre Luciano dos Santos, fez uma breve memória da primeira Reunião do Conselho Regional de Pastoral realizado em Blumenau (SC) no mês de março.

Momento Formativo

O primeiro momento formativo da Reunião do Conselho Regional de Pastoral teve como tema ‘Nos Caminhos da Ação Evangelizadora’, e foi conduzido pelo coordenador de pastoral da diocese de Tubarão, padre Lino Brunel. Ainda na parte da manhã da quinta-feira (16), padre Márcio Martins Rosa apresentou os encaminhamentos sobre o processo de Iniciação à Vida Cristã a partir da Assembleia Regional de Pastoral e Salézio João de Souza, representante da equipe articuladora do Conselho Regional do Laicato, falou sobre as ações planejadas para a vivencias das dioceses no Ano do Laicato que que terá início no próximo dia 1 de dezembro.

Na tarde do primeiro dia de Reunião, foi proposto aos participantes um trabalho de grupo para avaliação da última redação do texto sobre as ‘Orientações para a Digna Celebração do Sacramento do Matrimônio’. O texto que está sendo preparado pela Comissão de Liturgia do Regional Sul 4 da CNBB, servirá de parâmetro na preparação e condução das celebrações matrimoniais nas Igrejas particulares do estado de Santa Catarina.

Os trabalhos de grupo foram conduzidos pelo coordenador da Pastoral Litúrgica regional, padre Claudir Meoti, da diocese de Chapecó. Foi definido que a Comissão de Liturgia fará uma nova redação com as orientações surgidas a partir desta Reunião do Conselho em Joaçaba (SC). A próxima redação será apresentada na próxima Reunião do Conselho em março de 2018.

Evangelização nas Grandes Cidades

Na manhã do segundo dia (17) de reunião do Conselho Regional de Pastoral, foi proposta uma reflexão sobre a ‘Evangelização nas Grandes Cidades’. Padre Vanio dos Santos, da arquidiocese de Florianópolis, colaborou com os participantes trazendo a realidade das dificuldades e novas experiências de evangelização no mundo urbano. A ideia de trabalhar esta temática surgiu dentro da Assembleia Regional de Pastoral de 2017 diante das urgências trazidas por uma pastoral urbana nas grandes cidades.

Romaria da Terra e das Águas

A 24ª edição da Romaria da Terra e das Águas do estado de Santa Catarina foi avaliada durante a segunda Reunião do Conselho Regional de Pastoral do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2017. O momento foi uma oportunidade de analisar a temática, infraestrutura e participação antes e durante o evento.

Conduzido pela colaboradora Carla de Oliveira Guimarães, no momento avaliativo, os participantes do Conselho puderam se manifestar diante da organização da edição da Romaria e também se referiram aos compromissos assumidos pelos romeiros diante da Carta construída no evento como o Projeto Rios e o Projeto Setembro Verde. Também o coordenador de Pastoral da diocese de Tubarão, colaborou com o momento fazendo a prestação de contas dos valores gastos e arrecadados para a realização do evento.

Dom João Francisco Salm, bispo de Tubarão, diocese que acolheu a Romaria, também agradeceu o envolvimento e participação de todas as dioceses do estado de Santa Catarina no grande encontro de fé e serviço que aconteceu em sua diocese. Segundo ele, a Romaria só foi possível por que os romeiros e romeiras compareceram vindos dos quatro cantos do estado.

A 24ª Romaria da Terra e das Águas aconteceu no dia 10 de setembro no município de Pescaria Brava (SC), reunindo cerca de 10 mil pessoas. Durante a avaliação ainda foi apresentado um vídeo preparado pelo Departamento de Comunicação do Regional Sul 4 com os melhores momentos do dia do evento:

Cada Comunidade Uma Nova Vocação

Dentro da programação do Conselho Regional de Pastoral do Regional Sul 4 da CNBB, um dos temas trabalhados foram os encaminhamentos do Ação Evangelizadora: ‘Cada Comunidade Uma Nova Vocação’. O projeto, que terá início no dia 2 de fevereiro em todas as dioceses do estado de Santa Catarina e será um espaço de propagação da cultura vocacional nas comunidades, envolvendo todos os seus âmbitos.

No momento, conduzido pelo coordenador regional do Serviço de Animação Vocacional (SAV), padre Marlom Malakoski, da diocese de Caçador, foram apresentadas as atividades e materiais que serão disponibilizados para o andamento da Ação Evangelizadora. Dentro do projeto, acontecerá a jornada vocacional com a peregrinação de um ícone e um símbolo vocacional que percorrerá todas as dioceses de acordo com o seguinte cronograma:

- 02 de fevereiro de 2018 à 22 de fevereiro de 2018 – Diocese de Joaçaba
- 22 de fevereiro de 2018 à 14 de março de 2018 – Diocese de Lages
- 14 de março de 2018 à 06 de abril de 2018 – Diocese de Rio do Sul
- 06 de abril de 2018 à 11 de maio de 2018 – Diocese de Blumenau
- 11 de maio de 2018 à 02 de julho de 2018 – Diocese de Joinville
- 02 de julho de 2018 à 22 de julho de 2018 – Diocese de Caçador
- 22 de julho de 2018 à 25 de agosto de 2018 – Diocese de Chapecó
- 25 de agosto de 2018 de à 19 de setembro de 2018 – Diocese de Criciúma
- 19 de setembro de 2018 à 08 de outubro de 2018 – Diocese de Tubarão
- 08 de outubro de 2018 à 25 de novembro de 2018 – Arquidiocese de Florianópolis

Outro momento marcante na Reunião do Conselho Regional de Pastoral foi a oração da dezena do terço na intenção de todas as vocações após a Celebração Eucarística do segundo dia de evento (17). A convite do presidente da celebração, dom Jacinto Flach, bispo de Criciúma, padre Marlom conduziu a oração, assim como será feito em todos os eventos organizados pelas pastorais, movimentos e organismos.

Cronograma e orçamento

O Conselho Regional de Pastoral também foi um espaço para revisar o cronograma de eventos do Regional Sul 4 e também a aprovação do orçamento para as atividades das pastorais, movimentos e organismos. Os ecônomos das dioceses do Regional estiveram reunidos separadamente durante todo o primeiro dia da reunião para avaliar as propostas de atividades.

Iniciação à Vida Cristã

Paralelamente ao Conselho Regional de Pastoral estiveram reunidos representantes da Animação-Bíblico-Catequética de todas as dioceses do estado de Santa Catarina no intuito de avaliar e aprofundar a caminhada do processo de Iniciação à Vida Cristã em todo o Regional. Desde a Assembleia Regional de Pastoral que aconteceu em agosto deste ano está sendo construído um texto com orientações sobre o processo para todo o Regional a partir do Documento 107 da CNBB.

Ao final da Reunião do Conselho, os representantes apresentaram uma síntese do que foi trabalhado entre eles e dom João Francisco Salm apresentou o novo coordenador da Animação-Bíblico-Catequética, padre Márcio Martins Rosa, da diocese de Caçador, que irá dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela irmã Marlene Bertoldi que até então estava a frente das atividades.

Projeto: Regional Sul 4 da CNBB – Rumo aos 50 anos

No ano de 2020, o Regional Sul 4 da CNBB comemorará 50 anos de sua instalação. Para celebrar com mais intensidade este momento, foi formada uma equipe, desde a última Assembleia Regional de Pastoral, para melhor pensar este processo. O secretário executivo do Regional Sul 4 da CNBB, padre Luciano dos Santos apresentou os encaminhamentos e os próximos passos da equipe.

Sínodo dos Bispos

Foi apresentado pelo coordenador regional da Pastoral Juvenil, padre Edivandro Frare, uma síntese das respostas da pesquisa enviada pelo papa Francisco em preparação para o próximo Sínodo dos Bispos que acontecerá em 2018. Com o tema ‘Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional’, o sínodo será uma oportunidade de ouvir os jovens e repensar os métodos evangelizadores para as novas gerações.

Finalizando a Reunião do Conselho Regional de Pastoral, o presidente do Regional Sul 4 da CNBB, dom João Francisco Salm, agradeceu a presença de todos, em especial a dom Mário Marquez e a toda a diocese de Joaçaba pela acolhida e organização da infraestrutura do evento. Citando o papa Francisco, dom João afirmou que a Igreja não precisa de líderes mas sim de uma rede de testemunhos e que o Conselho Regional de Pastoral é um amplo espaço de vivência e partilha das experiências pastorais em todo o estado de Santa Catarina. A celebracao de envio foi preparada pela diocese de Joinville, que em sintonia com o Ano do Laicato, convidou a todos a serem sal da terra e luz do mundo.

Fonte e fotos: CNBB Regional Sul 4/Franklin Machado

MAIS NOTÍCIAS