Semana Nacional da Família é celebrada nas dioceses do Regional Sul 4

(22/08/2017)

A Exortação do Papa Francisco, sobre “O Amor na Família” – Amoris Laetitia, proclamando que o Evangelho da Família deveria ser a melhor e mais alegre notícia a ser difundida no mundo de hoje completou em abril um ano de sua publicação. A Igreja tem levado a sério a inspiração do Papa e a importância que ele deu à família, ao colocar em discussão os grandes desafios do mundo atual. Por isso, na Semana Nacional da Família 2017, é posto em evidência “a família como uma luz para a vida em sociedade”. A família que tem fé, que acolheu a Deus e que o expressa na vida fraterna é luz para o mundo.

Na temática proposta, a Pastoral Familiar de todo o estado de Santa Catarina buscou, neste Ano Mariano, compreender a Família a partir da maternidade de Maria na missão assumida de participar dos mistérios da vida de Jesus Cristo. A Família, comunidade de vida e amor, escola de valores e Igreja Doméstica, é grande benfeitora da humanidade. Nela se aprendem as orientações básicas da vida: o afeto, a convivência, a educação para o amor, a justiça e a experiência da fé.

A partir do batismo, todos são convidados a cumprir com a missão de ser “Igreja em Saída”, como pede o Papa Francisco. A Igreja convida a todos a ir em direção aos outros, ajudar quem ficou caído à beira do caminho, caminhar junto, acompanhar e formar, com lucidez e esperança, com paciência e misericórdia, com coragem e humildade. É preciso repensar as atitudes e sair do comodismo, vivendo a unidade nas diferenças e apresentar ao mundo a Igreja de Cristo. A família é a presença viva da Igreja no mundo. Ela é chamados a ser agente transformadora da realidade em que vive, gerando uma relação construtiva entre a Igreja e a sociedade.

O lar é o espaço do mundo mais seguro e belo.  A família é sua preciosidade maior, por isso devemos sempre colocá-la sob a proteção de Deus e pedir as bênçãos que necessita. FAMÍLIA: UMA LUZ PARA A VIDA EM SOCIEDADE.

As famílias das dioceses do Regional Sul 4 da CNBB celebraram a Semana da Família de diversas formas: confecção de adesivos e lembrancinhas para distribuição às famílias, ato público pelas famílias nas ruas e estabelecimentos comerciais, culto ecumênico, dia de lazer das famílias, caminhada, programa de entrevista em emissoras de rádio, celebração do dia dos pais, estudo do subsídio Hora da Família, Campanha das Talhas de Caná, terço pelas famílias, noite de oração, visitação nas casas das famílias, participação das crianças da catequese durante celebração eucarística, adoração ao santíssimo, teatro, benção das casas, celebração dos avós na família, missa dos homens, das mulheres, dos casais e da juventude, novena pelas Famílias,  show musical e tantos outros momentos de reflexão sobre a família.

Confira aqui fotos de diversas atividades em todo o estado de Santa Catarina.

Fonte: Agência Sul 4 de Notícias