A exemplo de Maria

Pe. Eduardo da Rocha (01/08/2017)

O Mês Vocacional destaca o exemplo da Virgem Maria e a necessidade de vocações.

Todos os anos, durante o mês de agosto, a Igreja no Brasil convida os fiéis a refletirem sobre as vocações, em diferentes aspectos. Em 2017, o chamado “mês vocacional” irá focar no exemplo de Nossa Senhora.

Com o tema “A exemplo de Maria, discípulos missionários” e o lema “Eis-me aqui, faça-se”, a CNBB busca motivar a oração pelas vocações nas comunidades, paróquias e dioceses, além de conscientizar adolescentes e jovens ao chamado de servir a Igreja.

De acordo com o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados da CNBB e arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, a escolha da temática se deu por ‘Nossa Senhora ser exemplo de mulher de oração’.

“A oração é também o pedido que Nosso Senhor faz aos discípulos quando vê o tamanho da messe sem o número suficiente de pastores - a messe é grande mas os operários são poucos”, explica.

Para ele, a intenção deste ano é justamente alertar para o número de vocações sacerdotais e religiosas no Brasil. “É pedir ao Senhor da messe que envie operários. A oração é o meio privilegiado para suplicar, pedir ao Senhor que envie esses operários que a Igreja tanto precisa.

“O nosso povo sedento de Deus, sedento de transcendência, sedento do Evangelho necessita de pastores, de pessoas capazes de anunciar essa palavra como fez Maria, seja pelo Ministério Ordenado, seja através da Vida Consagrada, seja através do anúncio catequético, nas diversas atividades do cotidiano e também no mundo leigo”, destacou.

Diante deste chamado, a Pastoral Vocacional de nossa Diocese propõe algumas ações:

Intensificar a oração pelas vocações, especialmente no dia 15 de cada mês;
Os Grupos do Terço dos Homens colocarem as vocações como intenção principal nos terços rezados em agosto;
Cada domingo de agosto dar enfoque às vocações específicas: 1º: sacerdócio; 2º: família; 3º: vocação religiosa; 4º: vocação leiga.
Para cada final de semana, nas celebrações e missas, pode-se preparar teatros e/ou testemunhos vocacionais;
Viver bem a Semana Nacional da Família, que ocorre entre os dias 13-19 de agosto.

Enviai, Senhor, operários à vossa Messe, pois a Messe é grande e poucos são os operários.