Principal | Notícias | Diocese | PASCOM

Assembleia Diocesana de Pastoral 2016

Anselmo Ramos (15/10/2016)

Teve início na manhã deste sábado (15), o segundo dia da Assembleia Diocesana de Pastoral de 2016. Na noite de ontem, Dom João Francisco Salm acolheu os presentes lembrando a importância deste momento. A partir da carta de São Paulo aos Efésios, Dom João convidou os membros da assembleia a valorizar a vida em comunidade, na construção da Igreja na diocese e no mundo. Logo após a acolhida do Bispo, foi iniciada a formação do documento 105, sobre os leigos, com a assessoria de Laudelino Augusto Azevedo, membro da Comissão Episcopal Pastoral Para o Laicato. Nesta manhã, rezando pelas vocações e por todos os professores, no seu dia, foi retomado o estudo do documento 105.

"Leigo na Igreja, membro do corpo de Cristo Jesus!"

Assim lembrou várias vezes o Sr. Laudelino durante sua explanação sobre o documento 105, da CNBB. Essa consciência de participação ativa e determinante na vida e no trabalho da Igreja, foi também retomada na tarde deste sábado (15), nos momentos finais da assembleia diocesana de pastoral, onde o grande número de lideranças leigas da diocese, juntamente com os padres, as religiosas e o bispo, avaliaram, sugeriram e definiram passos para a caminhada em 2017. A vivência do Ano Mariano, recém inaugurado, a realização da Romaria da Terra e das Águas, além das metas particulares a cada pastoral foram amplamente expostos e discutidos. Restou, nas palavras finais do senhor bispo, a proposta de uma caminhada conjunta e coesa, onde cada particularidade precisa ser respeitada, assim como todos os esforços em prol de uma evangelização constante, progressiva e eficaz.