Programação da 25ª edição da Romaria da Terra e das Águas em SC

Wednesday, September 11, 2019 | CNBB Sul 4

Romeiros e romeiras de todos os cantos do estado de Santa Catarina já estão se preparando para participar da 25ª edição da Romaria da Terra e das Águas de Santa Catarina. O maior evento Católico em solo catarinense acontece no próximo dia 15 de setembro, no município de São José do Cerrito (SC), diocese de Lages, e espera receber cerca de 8 mil pessoas.

Tradicionalmente as Romarias da Terra e das Águas de Santa Catarina percorrem as dez dioceses de Santa Catarina, de dois em dois anos, nas proximidades da festa litúrgica da ‘Exaltação da Santa Cruz’. A última, realizada pela diocese de Tubarão, no ano de 2017, reuniu mais de 10 mil pessoas na Cidade de Pescaria Brava (SC). A 25ª edição, que comemora o Jubileu de Prata das Romarias, vem sendo preparada desde agosto de 2018, quando durante a 52ª Assembleia Regional de Pastoral, foi anuncia a Diocese de Lages como a organizadora da Romaria Jubilar.

Com o tema ‘Semeando Vida no Campo e na Cidade’; e lema, “Toda a criação está gemendo como em dores de parto” (Rm 8,22), a 25ª Romaria da Terra e das Águas tem como objetivo alertar, como pede o Papa Francisco, para o cuidado com a ‘Casa Comum’, e o fortalecimento da mística e da espiritualidade ecológica, com atitudes que valorizem a agroecologia, a distribuição de mudas, as sementes crioulas e os alimentos saudáveis.

Programação

A equipe organizadora divulgou a programação com os horários de cada atividade da Romaria:

05h - Acolhida feita pela juventude.
08h30 - Celebração de Abertura.
09h - Início da Caminhada.
11h - Apresentação do Tema.
12h - Intervalo para almoço.
14h - Celebração Eucarística e envio

Orientações

Para facilitar a organização dos participantes da Romaria, a equipe organizadora do evento também indicou algumas orientações na expectativa que os romeiros e romeiras vivam a experiência da ‘cultura do encontro’ e do cuidado com a ‘casa comum’.  É necessário que cada pessoa traga: garrafa de água; prato, talheres e copo; alimentos para partilhar; chapéu de palha para a caminhada; protetor solar; capa ou guarda-chuva, se chover e roupas confortáveis.

Link fonte: Divulgação/CNBBSul4