Vamos participar da Romaria?

Wednesday, August 7, 2019

Romaria da Terra, o que é?

A Romaria da Terra e das Águas é uma grande celebração de fé. Momento forte de oração e penitência, de consciência sobre o problema da mãe terra e demais lutas. Em Santa Catarina já houve 24 Romarias da Terra. Começou no ano de 1986, em Taquaruçu - Fraiburgo, cidade Santa do Contestado, na diocese de Caçador, tendo como lema “Da Luta pela Terra brota a Vida”. A última Romaria foi em nossa diocese, dia 10 de setembro de 2017. O CTG do Tio Preto, município de Pescaria Brava (SC), foi palco de reflexão e celebração sobre o tema “Mata Atlântica, Nossa casa Comum”.

São José do Cerrito, lugar da Romaria Jubilar

A Romaria da Terra e das Águas deste ano é a 25ª, dia 15 de setembro, em São José do Cerrito, diocese de Lages. Terá por tema “Semeando Vida no Campo e na Cidade”.

São José do Cerrito fica situada a 35 km de Lages, seguindo pela BR 282. O município tem pouco menos de 10 mil habitantes.

Município de características essencialmente rurais e de pequenas propriedades. Porém, as poucas grandes propriedades, 18% do total, concentram 69% da área agricultável. A economia do município se assenta predominantemente na agricultura familiar e na pecuária de corte e leite.

A maioria da população tem origem indígena e é conhecida como cabocla. Possui uma forte religiosidade popular e a maior parte é católica. Nos anos 80, São José do Cerrito foi berço das organizações sociais e populares na região.

Sementes Crioulas

Um dos elementos que o tema da 25ª Romaria da Terra e das Águas ressalta são “as sementes crioulas”. Sementes crioulas são sementes mantidas e selecionadas por várias décadas através dos agricultores tradicionais (agricultura familiar). São sementes melhoradas através de saberes tradicionais, mas não modificadas. Os camponeses continuam cultivando e selecionando sementes crioulas, embora o trabalho esteja ficando cada vez mais difícil por causa da grande disseminação das plantações transgênicas.

Soberania Alimentar

Sementes crioulas estão diretamente ligadas à Soberania Alimentar. Este será outro elemento de abordagem na 25ª Romaria, dia 15 de setembro, em São José do Cerrito.

Se, por “segurança alimentar”, entende-se o direito a uma alimentação suficiente para todos, “soberania alimentar” define o direito efetivo à alimentação saudável e respeitadora do ambiente para todas as pessoas. Por “soberania alimentar” entende-se o direito que toda pessoa tem para decidir o que se cultiva, como se cultiva e o que se come. Decorre deste princípio, o direito dos consumidores a ter toda a informação sobre a origem dos produtos que estão adquirindo e se são orgânicos ou transgênicos.

Produção Alimentar

Há dois modelos de produção alimentar que estão mais presentes em nosso país: a agroecologia e o agronegócio.

A agroecologia se constitui numa prática agrícola que respeita o meio ambiente em todas as fases: desde a produção até as práticas de distribuição. Camponeses e camponesas buscam explorar as riquezas naturais de maneira responsável e consciente, rompendo com quaisquer práticas de uso de insumos prejudiciais à saúde e de modificação genética de sementes. Sabem que cuidando do ambiente estão cuidando das pessoas; que produzir alimento saudável é importante forma de cuidado. A agroecologia surge como uma alternativa saudável de combate à agricultura convencional imposta pelo agronegócio.

O agronegócio é a forma de agricultura que funciona basicamente sem agricultores e agricultoras. Apenas alguns poucos manuseiam as máquinas, mas não moram nas propriedades rurais. De grande valor para a economia do país, mas não para a saúde da população. Além de produzir exclusivamente alimentos transgênicos e com agrotóxicos que prejudicam a saúde dos trabalhadores e dos consumidores, ainda impacta o meio ambiente. Investidores do agronegócio veem a terra como uma máquina que produz lucro e que pode ser explorada à exaustão e sem se importar com o como e com o que é produzido.

Estes assuntos estão no texto base da Romaria e devem despertar boas rodas de conversa e bons debates.

Procure a paróquia, obtenha informações e faça sua inscrição o quanto antes. Serão lotados quantos ônibus forem necessários, mas precisa ser logo.