• Preparação para a vida matrimonial por acolhimento

Preparação para a vida matrimonial por acolhimento

Wednesday, August 7, 2019 | Volnei e Marivone

Dia 13 de julho, na Casa de Encontros Dom Anselmo, as equipes paroquiais de preparação para a vida matrimonial participaram da avaliação e formação anual. Foi verificado como está sendo realizado o trabalho e o que pode ser melhorado na evangelização dos casais que buscam o Sacramento do Matrimônio.

O Coordenador da Pastoral Familiar do Regional Sul 4, Cleuton Farias Gomes apresentou a metodologia de Preparação para a Vida Matrimonial por Acolhimentos e suas questões práticas fundamentadas no magistério da Igreja e nas experiências já vivenciadas com êxito em diversas paróquias. Ligou com a figura da casa, indicada nas atuais diretrizes da evangelização para representar a Comunidade Eclesial Missionária com os quatro pilares que a sustentam - Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária – e com a porta aberta, indicando que a família que acolhe é a mesma que também está em saída com a missão de ajudar outras famílias. Depois, questões como a metodologia utilizada na paróquia, suas dificuldades, a avaliação que os noivos fazem e o que se percebe de mudança nos noivos, após a preparação para a vida matrimonial, foram discutidas em grupos. A conclusão dos grupos foi de que o método por acolhimento responde melhor nos tempos atuais. Ficou lançado o desafio para que as paróquias que ainda não fazem a preparação dos noivos por acolhimento façam a experiência em 2020. Para tanto pedem um encontro por Comarca para formar as equipes de agentes e que se mantenha um encontro anual diocesano de avaliação.

No início do encontro, após acolhido o grupo, Dom João Francisco Salm agradeceu aos agentes matrimoniais pelo importante trabalho desenvolvido nas paróquias. Pe. Lino Brunel recordou a caminhada iniciada em 2014, visando aprimorar este que se constitui como último estágio de preparação para os que buscam o Sacramento do Matrimônio. Pe. Claudemir Serafim, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar, informou sobre os encontros que estarão acontecendo nas comarcas sobre a Digna Celebração do Sacramento do Matrimônio.

Mais Sugestões
A Voz do Pastor
Logotipo Paróquia Laguna

- Paróquia Laguna -
Praça Vidal Ramos, 26 | Centro
88.790-000 | Laguna | SC
stoantonio_laguna@hotmail.com
(48) 3644-2214

© 2019 Copyright Paróquia Laguna - Todos os direitos reservados

© 2019 Copyright Paróquia Laguna
Todos os direitos reservados
KleinCode | paxweb.com.br