Orientações Diocesanas no contexto da pandemia da COVID-19 - 26 de fevereiro 2021

Friday, February 26, 2021

É conhecida de todos nós a situação crítica em que nos encontramos quanto à atual pandemia. Por isso, tendo em vista o Decreto Estadual nº 1.168 – de 24 de fevereiro de 2021 (que determinou que as Igrejas e templos religiosos, independentemente do nível de risco em que estiverem inseridas, somente poderão funcionar com a capacidade máxima de lotação limitada em 25%), o Decreto Estadual nº 1.172 – de 26 de fevereiro de 2021 (que SUSPENDE as atividades religiosas, missas e cultos de qualquer religião para os próximos dois finais de semana a partir das 23h de sexta feira até às 06h de segunda feira), além dos nossos princípios e valores cristãos relativos à vida e ao cuidado de uns para com os outros, nossa Diocese de Tubarão deverá seguir as seguintes determinações:

1. Suspender as Santas Missas de forma presencial, bem como todas as demais celebrações de sacramentos, atividades presenciais (reuniões, encontros e similares) e atendimento do expediente paroquial,
- entre as 23 h do dia 26 de fevereiro e 06 h do dia 01 de março (sábado e domingo);
- entre as 23 h do dia 05 de março e 06 h do dia 08 de março (sábado e domingo);

2. Nos outros dias, adequar a capacidade de lotação da igreja e demais espaços para as Santas Missas, celebrações de sacramentos e atividades presenciais a 25% (vinte e cinco por cento);

3. Transmitir as Celebrações pelos diversos meios de comunicação, conforme for possível, para que os fiéis sejam assistidos, porém, só com a presença de quem for absolutamente necessário para auxiliar na Liturgia.

Obs: Nosso Jurídico informa que o descumprimento destas medidas poderá resultar na aplicação de multa e interrupção das atividades.

Vivemos dias difíceis. Peço que todos se empenhem em motivar as pessoas a levarem a sério todas as medidas protetivas, aceitando com boa vontade as orientações e determinações das Autoridades Civis e da própria Diocese porque o risco que estamos correndo é grande. Procuremos estar unidos neste grande esforço, para o bem de todos.

As presentes orientações entrarão em vigor a partir desta data.
Tubarão, 26 de fevereiro de 2021.

Dom João Francisco Salm
Bispo de Tubarão - SC

Para download do documento oficial, clique aqui.