Episcopado catarinense se prepara para eleger o novo presidente do Regional Sul 4

Monday, August 17, 2020

No final da tarde desta segunda-feira, 17 de agosto, os bispos das dioceses que compõe o Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estarão reunidos de forma virtual para a Assembleia Eletiva Extraordinária do Conselho Episcopal Regional (CONSER). Com a nomeação de dom frei Severino Clasen, até então bispo de Caçador e presidente do Regional Sul 4, como novo arcebispo metropolitano de Maringá, no Paraná, o episcopado catarinense se reunirá para escolher o seu novo representante.

De acordo com o novo regulamento do CONSER, aprovado em novembro de 2018 pela presidência nacional da CNBB, no 2° parágrafo do artigo 14, “se vagar um cargo durante o decurso do mandato, o CONSER nomeará um substituto até a próxima Assembleia, a qual elegerá um novo titular para completar o mandato”. Como a posse de dom frei Severino aconteceu no último sábado (15), e a convocação para a Assembleia Eletiva aconteceu na manhã de ontem (16), não houve a necessidade de nomeação de um presidente interino.

A carta de convocação da Assembleia foi assinada pelo vice-presidente do Regional, dom Francisco Carlos Bach, e o secretário, dom frei Mário Marquez.

O que compete ao presidente do Regional Sul 4?

No capítulo 3 do Regulamento do CONSER, é especificado o papel de cada integrante da presidência, composta por um presidente, um vice e um secretário. Ao presidente cabe convocar e presidir a Assembleia do CONSER e da Assembleia Regional de Pastoral, realizadas uma vez ao ano ordinariamente; representar legalmente o Regional Sul 4 e o CONSER; integrar o Conselho Permanente da CNBB nacional e acompanhar o Secretariado Regional. O presidente também acompanha os conselhos Fiscal e Econômico do Regional.

O mandato da presidência é de quatro anos acompanhando a administração pastoral da CNBB em Brasília (DF). Desta forma, o novo presidente do Regional permanecerá por dois anos e meio, tendo em vista que esta presidência foi eleita em maio de 2019,  durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP).

Acesse o Regulamento do CONSER clicando aqui.

Fonte e link: Divulgação/CNBBSul4