Emoção e alegria marcam a celebração dos 70 anos da Diocese de Tubarão
Monday, August 18, 2025 | ASCOM - Diocese de Tubarão
A Diocese de Tubarão viveu momentos marcantes nesse domingo, dia 17 de agosto, ao celebrar, junto de seu povo, 70 anos de história. A Concentração Diocesana reuniu milhares de pessoas na Praça da Catedral e com as 29 paróquias presentes no evento.
Emoção e alegria marcaram a celebração de 70 anos de instalação da Diocese, ocorrida em 15 de agosto de 1955, na posse de Dom Anselmo Pietrulla, OFM. Presidida por Dom Adilson Pedro Busin, CS, sétimo bispo diocesano, a Santa Missa contou com a presença de todos os padres e diáconos da Diocese. A missa foi concelebrada pelo Vigário Geral Pe. Lino Brunel, pelo Chanceler da Diocese Pe. Nilo Buss, pelo Ecônomo Diocesano Pe. Pedro De Biasi, pelo Coordenador Diocesano de Pastoral Pe. Rodrigo José da Silva.
A Concentração Diocesana teve início às 13h30, com programação cultural e musical. Antes da palavra do bispo, os seminaristas, religiosas e leigos, entraram com as imagens dos bispos e cartazes do Projeto Padres para a Igreja em Santa Catarina e da Diocese de Tubarão.
No momento da palavra do bispo, Dom Adilson expressou sua mais profunda gratidão pelos 70 anos celebrados e pelos fiéis presentes, marcando mais um capítulo na história da Diocese.
Apresentações culturais e musicais encantaram o público
As apresentações culturais e musicais foram realizadas no palco e destacaram o trabalho das diversas culturas presentes na Diocese: açoriana, afro, germânica e italiana. A Bandeira do Divino realizou a primeira apresentação, seguida da Pastoral Afro-Brasileira, o Grupo de Dança Folclórica Westfália e o Coral Municipal de Pedras Grandes.
Um dos momentos que mais emocionou o grande público presente foi o teatro do CEACA, de Capivari de Baixo, que destacou os diversos talentos mirins do município. O teatro contou a história da Diocese através das figuras dos sete bispos, da padroeira de Tubarão, Nossa Senhora da Piedade, replicando a imagem da Mãe segurando o Filho morto nos braços, de Beata Albertina Berkenbrock e outras figuras bíblicas.
Santa Missa atraiu milhares de pessoas
A Santa Missa, celebrada às 16h30, atraiu milhares de pessoas já presentes e outras na Praça da Catedral e seu entorno. Com a acessibilidade em libras pela Pastoral do Surdo da Diocese de Tubarão, Dom Adilson destacou a história do município, da Igreja Católica em Tubarão e do Ano Jubilar "Peregrinos da Esperança". Para o bispo diocesano, tal evento deve ser celebrado e lembrado para as futuras gerações, mantendo a fé e o espírito de comunhão e fraternidade entre os irmãos.
"A Igreja já estava aqui antes dos 70 anos. A todos, muito obrigado. Louvar e bendizer os religiosos e religiosas, aos tantos fiéis leigos e leigas, que no dia a dia das suas vidas, nas famílias, nas comunidades pequenas ou grandes, foram protagonistas da evangelização, e muitas vezes somente com o rosário na mão. Sem eles e os que partiram dentre nós, e sem vocês, hoje a Igreja não estaria aqui. Aos padres de ontem e de hoje, que deram, então, a sua vida, pelo bem das comunidades, nosso muito obrigado pelo dom da vocação. A Igreja, portanto, somos todos nós nesse caminho sinodal. Juntos somos mais. Juntos somos a vontade do Senhor em nos dizer e querer, um só corpo e um só rebanho, unidos pelo seu amor. Por tudo e a todos, um agradecimento cheio de júbilo. Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos", expressou Dom Adilson.
Fotos: PASCOM Paróquia de Jaguaruna
- Acompanhe mais notícias e atividades da Diocese de Tubarão pelo Instagram oficial.