• Diocese de Tubarão promove Encontro de Lideranças na CEDA

Diocese de Tubarão promove Encontro de Lideranças na CEDA

Thursday, November 4, 2021 | Padre Auricélio Costa

Visto que a situação de pandemia ainda exige alguns cuidados especiais, a Coordenação Diocesana de Pastoral decidiu adiar a realização da Assembleia Diocesana de Pastoral. Mas, convocou padres, diáconos e demais lideranças para uma Reunião Ampliada que ocorreu nesta manhã, na Casa de Encontros Dom Anselmo, em Tubarão. 

Cerca de cem pessoas participaram do encontro que foi aberto com a palavra de D. João Francisco e o momento de oração. 

Em sua alocução, o Bispo disse 

“ainda vivemos em tempos de pandemia, procurando estar atentos ao que Cristo nos fala. Este período deve nos levar a refletir, até mesmo nas famílias e sobre nossa vida pessoal, nosso envolvimento com a vida da comunidade, para sermos uma Igreja sempre em missão. 

É convite para reassumirmos nossa fé. Também é tempo de conversão, isto é, de reconciliação consigo, com os irmãos e com Deus. É um tempo oportuno! É um tempo da graça! É um tempo de conversão, e não há dúvida alguma! 

E para que tudo isso funcione melhor, está aí a oportunidade do Sínodo! É um pedido para que nos coloquemos em atitude de escutar uns aos outros. É um desafio tentar compreender o outro, o que ele traz em seu coração, o porquê dele ter determinadas reações... O fato é que temos muita dificuldade de escutar as pessoas. Mas, o Sínodo vai ainda muito além de tudo isso. 

E queremos caminhar sempre juntos, como nos incentiva o Papa Francisco. Dizem que, desta pandemia, ‘ninguém sai igual como antes: ou sai melhor ou pior do que estava’. Como cristãos, quando tudo passar, queremos estar melhores, ainda mais unidos! 

Se existe algo que devemos ter aprendido com esta pandemia, é superar tudo aquilo que possa nos dividir, como as pequenas encrencas ou aquelas desconfianças de um e de outro... Pois, estamos juntos! E devemos permanecer assim! 

Estamos solidários com todos os que estão sofrendo, e os colocamos nas mãos de Deus. Agradeço pela presença de todos. Portanto, caminhemos à frente! E não nos esqueçamos daquela frase da Carta aos Hebreus: ‘Foi pela fé que Moisés deixou o Egito, com tanta segurança como estivesse vendo o invisível’ (Hb 11,27)”. 

A Igreja Particular de Tubarão quer caminhar sob as orientações da CNBB e do Magistério Universal e, desta forma, firmar suas ações em quatro pilares (ou eixos, ou colunas): Palavra de Deus, Pão, Caridade e Missão. Juntamente com a Vela das Santas Missões Populares (que aconteceram em 2019), foi levada ao altar a Vela Sinodal (que recorda a participação diocesana no Sínodo Universal). 

Pe. Pedro Paulo das Neves, Vigário Geral, refletiu sobre o documento “A sinodalidade na vida e na missão da Igreja”, produzido pela Comissão Teológica Internacional, da qual faz parte o Pe. Agenor Brighenti, de nossa Diocese. 

Após algumas considerações da assembleia, Pe. Nilo Brunel, Coordenador de Pastoral, tratou de vários assuntos eclesiais, inclusive da participação das Paróquias no Sínodo, do Cronograma Comum para 2022 e do novo subsídio para as Famílias em torno do Natal. 

Foi dada oportunidade para o Pe. Auricélio partilhar sobre a caminhada do Santuário, especialmente por conta do sucesso do filme ALBERTINA.

 

Fonte e image: Divulgação/Blog Padre Auricélio Costa

Mais Sugestões
A Voz do Pastor
Logotipo Paróquia Laguna

- Paróquia Laguna -
Praça Vidal Ramos, 26 | Centro
88.790-000 | Laguna | SC
stoantonio_laguna@hotmail.com
(48) 3644-2214

© 2019 Copyright Paróquia Laguna - Todos os direitos reservados

© 2019 Copyright Paróquia Laguna
Todos os direitos reservados
KleinCode | paxweb.com.br