Procissão Luminosa do Senhor Morto deve reunir milhares de fiéis nesta Sexta-Feira Santa (29)

Thursday, March 28, 2024 | Radio e TV Tubá

Tradicional em Tubarão, a Procissão Luminosa do Senhor Morto será realizada nesta Sexta-Feira Santa (29), e deve reunir milhares de fiéis em uma caminhada que inicia a partir das 19h30.

Nesta procissão, relembra-se a Paixão de Jesus, morto na Cruz a mando de Pôncio Pilatos. Descido da Cruz após pedido de José de Arimateia, o corpo de Jesus é recolhido e sepultado no Santo Sepulcro.

Da praça da Catedral, a imagem do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores saem percorrendo as ruas da cidade no trecho já conhecido, que compõe as ruas XV de Novembro, Conselheiro Mafra, Vidal Ramos, Lauro Müller e Coronel Collaço, até a chegada na praça da Catedral.

Assim com Maria, mãe de Jesus, os fiéis seguem atrás do corpo do Cristo utilizando velas, enquanto o caixão com Jesus é carregado por personagens históricos e escoltado por soldados romanos.

O Sermão da Soledade será proferido pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Catedral Diocesana, padre Eduardo Rocha.

Programação da Catedral Diocesana

Quinta-feira: durante o dia, confissão individual

- 9h: Solene Missa do Crisma com a Bênção dos óleos dos enfermos e dos catecúmenos e Consagração do óleo do Crisma, presidida pelo bispo Dom Adilson Pedro Busin, CS e concelebrada pelos padres da Diocese;

- 19h30: Missa da Ceia do Senhor e Instituição da Eucaristia com cerimônia do Lava Pés;

- 21h às 00h: Vigília e Adoração ao Santíssimo Sacramento na Cripta. Haverá escala com revezamento de grupo de hora em hora.

Sexta-feira: Dia de Jejum e abstinência - haverá confissão individual durante o dia

- 8h às 10h: Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento na Cripta;

- 15h: Solene Oração Litúrgica, com adoração da Cruz;

- 19h30: Procissão do Senhor Morto

Sábado: Catedral vai permanecer fechada durante o dia - Dia do Silêncio

- 19h: Celebração da Vigília Pascal - Vigília da Ressureição com Bênção do Fogo Novo, do Círio Pascal, Procissão e Anúncio da Páscoa, Bênção da Água e Missa da Vigília Pascal presidida pelo bispo Dom Adilson Pedro Busin, CS

Domingo de Páscoa: Ressureição do Senhor