À luz do pontificado do papa Francisco, 33ª Semana de Liturgia acontecerá em Itaici (SP)

Tuesday, August 13, 2019 | CNBB

Com o tema “Novo impulso à reforma litúrgica no Brasil à luz do pontificado do papa Francisco”, a 33ª Semana de Liturgia acontecerá nos dias 21 a 25 de outubro, em Itaici (SP). “Diante dos ataques e retrocessos que ameaçam os princípios ditados pela Sacrossanctum Concilium, o papa Francisco nos anima e encoraja a retomar o processo que vivemos no Brasil graças ao árduo trabalho da CNBB. É sobre este caminho que está à nossa frente que vamos nos debruçar nesta 33ª Semana de Liturgia”, afirma a equipe organizadora.

O evento já acontece há 32 anos e reúne pessoas do Brasil inteiro para celebrar e estudar temas pertinentes à realidade litúrgica brasileira, construindo um conhecimento em mutirão, tendo como objetivo responder aos desafios da formação litúrgica em todos os níveis. “Esse ano nós vamos estar experimentando, trabalhando, estudando, debatendo o novo impulso à reforma litúrgica no Brasil à luz do pontificado do papa Francisco, ou seja, o que o papa Francisco tem iluminado para a vida da liturgia, sobretudo no Brasil a partir das suas falas, dos seus gestos”, afirma o bispo de Bonfim, na Bahia, dom Hernaldo Pinto Farias.

Desde 1996, dom Hernaldo é membro do Centro de Liturgia dom Clemente Isnard, espaço que está a serviço da formação litúrgica de todo o Povo de Deus, a nível nacional, regional e local. Em sua atuação, privilegia cursos, publicações e Semanas de Liturgia, como a 33ª que será realizada em outubro. Em parceria com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), proporciona três cursos de Pós-Graduação lato sensu (Especialização) em Liturgia, Música Litúrgica e Espaço Litúrgico, Arquitetura e Arte Sacra.

As inscrições para participar do evento podem ser realizadas no site do Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard. “Faça sua inscrição, venha participar conosco para estarmos de fato aprofundando esta dimensão “era Francisco”, para compreender e experimentar o mistério do Cristo, a partir de um pontificado que tem insistido numa igreja mais pobre, mais simples, em saída, numa igreja que se coloca a serviço dos grandes desafios que a humanidade tem nos apresentado”, exorta dom Hernaldo.

Mais informações poderão ser obtidas através do endereço: secretaria@centrodeliturgia.com.br.

Link fonte: Divulgação/CNBB