Paróquia de Laguna
Logotipo

Jubileu Extraordinário da Misericórdia para os Adolescentes

(08/06/2016)

01. Amar é nossa carteira de identidade!
Queridos adolescentes, que grande responsabilidade nos confia hoje o Senhor! Diz-nos que as pessoas reconhecerão os discípulos de Jesus pelo modo como se amam entre si. Por outras palavras, o amor é o bilhete de identidade do cristão, é o único “documento” válido para sermos reconhecidos como discípulos de Jesus. Se este documento perde a validade, deixamos de ser testemunhas do Mestre.

02. O amor por Jesus deve ser concreto, não uma telenovela!
O verdadeiro amigo de Jesus distingue-se essencialmente pelo amor concreto; não um amor “nas nuvens”, não; o amor concreto que brilha na sua vida. O amor é sempre concreto. Quem não é concreto e fala de amor, faz uma telenovela, um romance televisivo... Procuremos então frequentar a escola de Jesus, que é uma escola de vida, para aprender a amar. E este é um trabalho de todos os dias: aprender a amar.

03. Jesus, campeão em bondade e amor.
Olhemos para o Senhor, que é imbatível em generosidade. D'Ele recebemos tantos dons, e todos os dias deveremos agradecer-Lhe... Agradeceis ao Senhor todos os dias? Mesmo que nos esqueçamos, Ele não Se esquece de nos oferecer cada dia um dom especial..., um dom maior, um dom para a vida. Oferece-nos uma amizade fiel, dom de que nunca nos privará. O Senhor é o amigo para sempre.

04. A vida é um aprendizado de receber e dar afeto.
Queridos adolescentes, na vossa idade, surge também em vós, de modo novo, o desejo de vos afeiçoardes e de receberdes afeto. Se fordes assíduos à escola do Senhor, Ele ensinar-vos-á a tornar mais belos também o afeto e a ternura. Colocar-vos-á no coração um intuito bom: querer bem sem me apoderar, amar as pessoas sem querer possui-las, mas deixando-as livres. Pois o amor é livre!

05. A verdadeira liberdade em Cristo.
Nestes anos de juventude, sentis também um grande desejo de liberdade. Muitos dirvos-ão que ser livre significa fazer aquilo que se quer... Livre é aquele que sabe dizer sim e sabe dizer não. A liberdade não é poder fazer sempre aquilo que me apetece: isto torna-nos fechados, distantes, impede-nos de ser amigos abertos e sinceros; ... É livre quem escolhe o bem, quem procura aquilo que agrada a Deus, ainda que custe.

06. Um alerta aos jovens!
Não vos contenteis com a mediocridade, com o “deixar correr” ficando cômodos e sentados; não vos fieis de quem vos distrai da verdadeira riqueza que sois vós, dizendo que a vida só é bela quando se possuir muitas coisas; desconfiai de quem quer fazer-vos crer que valeis quando vos mascarais de fortes, como os heróis dos filmes, ou quando vestis pela última moda...

MAIS ARTIGOS